O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fernando Rodrigues Catão, deu posse a 11 novos auditores de contas públicas, aprovados no concurso público ocorrido em 2018.

“O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba tem sido referência entre os órgãos de controle externo. Somos uma Instituição de vanguarda na tecnologia, na inovação e na transparência, e que agora é oxigenado com o ingresso dos que hoje estão tomando posse”.  Com esta afirmação, o presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Rodrigues Catão, deu as boas-vindas aos novos auditores durante cerimônia restrita aos empossados em respeito às medidas de prevenção à pandemia. O evento foi realizado no Plenário Ministro João Agripino Filho, na quinta-feira (01/07).

Na oportunidade, Fernando Catão inteirou que o TCE vem trabalhando fortemente para incorporar inteligência artificial para automatizar a fiscalização. A Corte paraibana já adota ferramentas de tecnologia, como a robô Turmalina, Preço de Referência, IDGPB, e outros, a fim de aprimorar suas funções e serviço ao público.

Em seu discurso, enfatizou os avanços do Tribunal em relação à agilidade nos julgamentos de processos para dar respostas mais rápidas aos órgãos fiscalizados e aos cidadãos. “Entregamos no sistema para análise da auditoria os 223 relatórios iniciais das Câmaras de Vereadores já do exercício de 2020. E se tudo ocorrer como planejado, a meta do Tribunal é até o final de agosto entregar os dos jurisdicionados estaduais e das Prefeituras Municipais” , garantiu.

Discursando em nome dos empossados, Milton de Moura Resende Neto destacou o momento como um sonho que se tornou realidade e registrou a alegria e disposição em poder dar sua contribuição ao Tribunal. “Em campo, seremos os olhos dos trabalhadores honestos. Seremos os olhos da sociedade”. Ele considerou que está ingressando em um dos melhores Tribunais de Contas do Brasil, reconhecido pela qualidade do seu corpo técnico e inovação.

Participaram do ato de posse o diretor executivo geral Károly de Tatrai Hiluey Agra, o  diretor geral de Auditoria e Fiscalização (Diafi), Eduardo Ferreira Albuquerque e a diretora administrativa Daniella Souza de Paiva. Além da Chefe de Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Ana Karolina De Farias Guedes Tenório.

Fonte: TCE-PB.