Município de Gurinhém participará do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba

A equipe da AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas – da Paraíba visitou hoje, 15, a Prefeitura de Gurinhém para convidar o Município ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba que será realizado na seda do mesmo órgão.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, com área de 20.127,17 km², é a segunda maior do Estado, pois abrange 38% do seu territórtio, abrigando 1.894.439 habitantes, que corresponde a mais de 53% da população total estadual. Considerada uma das mais importantes importantes do semi-árido nordestino, ela é composta pela sub-bacia do Rio Taperoá e Regiões do Alto, Médio e Baixo Curso do Rio Paraíba. Além da grande densidade demográfica, na bacia estão incluídas a cidade de João Pessoa, capital do Estado, e Campina Grande, seu segundo maior centro urbano.

Com o objetivo de tratar todas as questões inerentes à bacia, o funcionamento do comitê é realizado por diversos órgãos (públicos e privados) e entidades de sociedade civil para discutirem e manifestarem suas opiniões, além de definir ações favoráveis à bacia, cidade ou região.

Recepcionado pelo assessor Pedro Firmino, o mesmo salientou a importância de uma gestão ativa sobre as águas da nossa região e a ativa relação entre o Poder Público e os cidadãos para seu melhor aproveitamento e tratamento. “O Comitê é responsável pela gerência das águas que estão dentro de toda a bacia e isso é importantíssimo porque água é essencial para a população. Todos os mananciais que abastecem Gurinhém fazem parte desta bacia então é muito importante o município se mostrar interessado e ativo no que diz respeito às tomadas de decisões deste comitê”, disse.

COMPARTILHAR