Município de Gurinhém é habilitado a receber recursos do QualifarSUS para Farmácia Básica

Foi publicada, no Diário Oficial da União do dia 05 de dezembro, a Portaria GM/MS nº 3.856, de 05 de dezembro de 2018, que habilita o município Gurinhém a receber recursos destinados  ao Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS), Eixo Estrutura.
O Eixo Estrutura visa contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos no SUS, de modo que estes sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas na Assistência Farmacêutica, considerando a área física, os equipamentos e mobiliários. Os investimentos do Programa são destinados à compra de equipamentos e mobiliários para a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e farmácias da Atenção Básica e, ainda, recursos para a manutenção  dos serviços farmacêuticos e recursos humanos necessários para o desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica.

Para a Secretaria de Saúde, Nadja Souza, “o Qualifar-SUS vem trazer uma contribuição muito importante para o nosso município, pois fortalece as atividades de Assistência Farmacêutica visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada”, destaca.

Para o Prefeito Cláudio Madruga, “conquistas como a do Qualifar-SUS demonstram claramente a importância em credenciar o município para receber os recursos disponíveis nas demais esferas de governo. O Qualifar-SUS irá contribuir para o processo de humanização da saúde, oferecendo cada vez mais um serviço que atenda os anseios da sociedade gurinheense”.

Somente 10 Municípios paraibanos tiveram aprovação de repasses do Qualifar-SUS, sendo Gurinhém, junto com Araruna e Aroeiras, os únicos Municípios do Agreste Paraibano beneficiados pelo recurso.
COMPARTILHAR