Início Historia

Historia

[vc_custom_heading text=”HISTÓRIA” font_container=”tag:h2|text_align:center|color:%23ffffff”]

SOBRE GURINHÉM

Acredita-se que dada a proximidade com a antiga missão do Pilar, hoje município de Pilar, sua história esteja muito ligada aquela comunidade, fundada por padres jesuítas procedentes da Serra do Fagundes. A elevação de Pilar à categoria do município data de 14 de setembro de 1758.
O rio Gurinhém, que originou o nome do município Gurinhém, já teve outro nome.
Era conhecido como rio Cantagalo, devido sua origem: nasce na Serra Cantagalo no município da Serra Redonda, e se estende até a Fazenda Maraú, localizada no município de Cruz do Espírito Santo, é intermitente, e também o maior afluente do Rio Paraíba, rio esse que só enche no inverno, e é completamente escasso no verão. Entretanto, na década de 1980, aconteceu uma verdadeira tragédia. Com um inverno rigoroso, aconteceu uma grande enchente causada pelas fortes chuvas, que com a ajuda dos açudes que estouraram suas represas, provocaram a inundação de ruas alagando casas e desabrigando muitas famílias, que sem ter para onde ir, invadiram e alojaram-se por tempo indeterminado em escolas públicas. Com essa enchente, deu-se a construção e formação de um conjunto habitacional para tentar superar as perdas das famílias atingidas, esse conjunto recebeu o nome de Conjunto Boa Esperança, e deu origem a formação de um outro conjunto, Conjunto Mangueira, que com a sensibilidade e o companheirismo da população, que reuniu-se no dia da fraternidade organizado pela Igreja, construíram casas de taipas.

Gentílico: gurinheense ou gurinhense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Gurinhém, pela lei provincial nº 501, de 30-10-1873 e por lei estadual nº 424, de 28-10- 1915.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Gurinhém, figura no município de Pilar.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII- 1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Gurinhém, pela lei estadual nº 2917, de 19-12- 1958, desmembrado de Pilar. Sede no antigo distrito de Gurinhém.
Constituíndo do distrito sede. Instalado em 16-01- 1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII- 1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
IBGE

O HINO

Teu rio, tuas serras, tua aurora
A grandeza deste teu povo valente
Lindos campos onde heróis pisaram outrora
Na memória o acolher da tua gente.
Quão brilhante é teu céu todo estrelado
Inegável é a beleza do luar
As riquezas deste solo abençoado
Os claríns sempre irão te exaltar.
Salve ó berço de heróis, Gurinhém és exemplo sem par
Horizonte de encantos, viríl, majestosa, sempre a triunfar
Salve ó terra de gigantes, da nobreza e de fazer o bem
No verde e branco da tua bandeira tremula o nome Gurinhém.

Teu passado de honras e glórias,
Com bravura se torna presente.
Maravilhas construiram tua história
Jóia rara do agreste, imponente.
O orgulho estampado em cada face
Nas vitórias que não cessarão jamais
Espalhando teu nome mundo afora
São teus filhos, homens fortes, imortais.
Salve ó berço de heróis, Gurinhém és exemplo sem par
Horizonte de encantos, viríl, majestosa, sempre a triunfar
Salve ó terra de gigantes, da nobreza e de fazer o bem
No verde e branco da tua bandeira tremula o nome Gurinhém.
Gurinhém! Gurinhém!